segunda-feira, 28 de março de 2011

A Taça a Preto e Branco

          Todos sabem da minha admiração pelo que os adeptos representam para um espectáculo de futebol e ontem em Coimbra, o espectáculo e o futebol uniram-se para um jogo muito bem disputado e digno de duas equipas de grande qualidade.
            O jogo de Coimbra entre o Guimarães e a Académica de certeza que fez muitos adeptos relembrarem-se da famosa expressão que se mantém intemporal na linguagem futebolística do nosso país: "A Festa da Taça". Ontem, quem assistiu ao jogo pode ter ficado com um amargo de boca pelo facto do jogo não ter tido golos, mas acredito piamente que ficaram fascinados com o futebol praticado (principalmente pela equipa da Académica que terminou o jogo com 63% de posse de bola, 50 ataques e 22 remates) e pela festa fora das quatro linhas que levou cerca de 20.000 pessoas ao Estádio Cidade de Coimbra.
             Quanto ao jogo, a Académica foi muito superior ao Guimarães mas acredito que muito desse domínio tenha sido consentido pela equipa de Manuel Machado, que pareceu sempre muito concentrada e calma, apostando na velocidade e qualidade de Toscano e Targino no contra-ataque. Como já referi anteriormente, a Académica terminou o jogo com 63% de posse de bola, o que espelha o empenho dos "estudantes" em atingirem a final e que ao terminar o jogo ficou bem comprovado no desalento do próprio treinador e de Sougou que estava inconsolável.
                   Fico com a certeza que se existissem mais demonstrações de carinho por parte dos adeptos dos clubes, preços mais baixos nos bilhetes e horários mais acessíveis para que os adeptos possam comparecer num estádio e apoiar a equipa a horas "decentes" de um domingo, a Liga Portuguesa poderia ser mais competitiva e atractiva para quem gosta de futebol e deixasse de ser um Campeonato apelidado de "Segunda Linha" em termos internacionais. 
                  A todos os que fizeram com que percebesse o que realmente é a "Festa da Taça" de que o meu pai e o meu avô sempre me falaram, um MUITO OBRIGADO e já agora Parabéns Vitória!     
      

quarta-feira, 16 de março de 2011

Futebol das Arábias

          Todos nós sonhamos com destinos paradisíacos e as pessoas que estão dentro do mundo do futebol não são excepção. Mais importante do que isso é conseguir aliar uma nova experiência futebolística (diga-se também muito bem remunerada) a um sucesso imediato numa realidade muito diferente daquela a que estamos habituados. Foi essa aposta que fez Toni, antiga glória do futebol português que recentemente voltou a sentar-se no banco de suplentes, aposta essa que está a resultar em excelentes performances por parte do Al-Ittihad.
           Hoje fui ocasionalmente um espectador de um jogo referente à Liga dos Campeões Asiática, dado que a equipa comandada por Toni tem apresentado um futebol agradável e com grande pendor ofensivo. O Al-Ittihad encontra-se no grupo C e conseguiu no último jogo a primeira vitória na história do clube para a Liga dos Campeões Asiática.
           Quanto ao jogo, a equipa Saudita venceu por 1-0 o Bunyodkor no segundo jogo que realiza na competição, com um golo de Osama Al Harbi. Mas não pensem que só destes nomes é constituída esta equipa, para os mais distraídos, esta equipa conta com mais dois portugueses que em termos ofensivos oferecem à equipa um toque de classe, são eles Paulo Jorge e Nuno Assis.O Al-Ittihad criou ao longo do jogo várias oportunidades e o resultado podia ter sido mais expressivo. Com uma primeira parte de grande qualidade, a equipa foi uma justa vencedora.
              Resumindo, só "Eusébios" e "Ronaldos" ficam na história, mas existem muitos mais portugueses por esse mundo fora que nos enchem de orgulho, portugueses esses que um Nacionalista como eu não pode deixar de elogiar, Parabéns!